Artigo
MERCADOS ELETRÔNICOS: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E UM MODELO PARA SUA CONSTITUIÇÃO
OZAKI, Adalton & VASCONCELLOS, Eduardo. In: VASCONCELLOS, Eduardo (Coordenador), E-Commerce Nas Empresas Brasileiras. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
Sinopse
Negócios eletrônicos têm se mostrado uma ferramenta essencial para alavancar a competitividade, entretanto, se não houver uma integração apropriada entre tecnologias de informação e mecanismos gerenciais eficazes, o risco de fracasso passa a ser grande. Esta obra mostra como várias empresas no Brasil enfrentaram este desafio de forma competente.
O caso Bolsa Telecom discute os modelos de criação de mercados eletrônicos e apresenta a solução adotada para a criação de um mercado eletrônico no setor de Telecomunicações.
A parceria entre a Editora Abril e a FIA (Fundação Instituto de Administração) para realizar cursos para executivos através da Internet focaliza as barreiras para o desenvolvimento deste novo negócio e como superá-las. O capítulo "Matriz de aspectos e contribuições do comércio eletrônico" analisa as principais oportunidades do comércio eletrônico no Brasil e suas tendências com base em estudo sobre 420 empresas de vários setores.
As empresas tradicionais assim como as empresas "ponto com" em maior ou menor grau necessitam de uma logística eficaz, envolvendo estoques, transporte e distribuição. Um dos capítulos trata do caso da WEB - Serviços de e-Business, provedora de soluções para empresas que realizam negócios eletrônicos.
O caso Micropower ilustra mecanismos para a realização de parcerias com clientes em negócios eletrônicos. Entre os parceiros da Micropower estão a Intel, Fundação Bradesco e a Babel Technology. Descrição dos processos de interação entre os parceiros e recomendações são apresentadas.
O caso ABN AMRO - Banco Real é discutido em profundidade. A análise mostra a necessidade de sintonia entre os negócios via Internet com a estratégia global do Banco.
O último capítulo analisa o uso da Internet como instrumento para alavancar competitividade pelo Magazine Luiza e Laboratório Fleury. A ênfase do texto reside na necessidade de obtenção de sintonia entre a estratégia da empresa e as tecnologias de informação adaptadas a negócios eletrônicos.
Resumo do Capítulo 1
Mercados Eletrônicos: Estratégia, Inovação e um Modelo para sua Constituição
Adalton Ozaki
Eduardo Vasconcellos
Os mercados eletrônicos ilustram como uma nova tecnologia (neste caso a Internet) permite introduzir inovações e criar negócios antes inexistentes. Existem inúmeras iniciativas em operação e alguns autores chegam a defender que os mercados eletrônicos serão uma das principais aplicações de negócios da Internet. Este capítulo é resultado de uma pesquisa em que estudamos a criação de um mercado eletrônico para o setor de telecomunicações. Discutimos inicialmente aspectos sobre estratégia e modelos de negócios com base na literatura, e a partir do estudo de caso analisamos as inovações trazidas sobre o processo de compras tradicional e um modelo para sua constituição.
Observação: por questões de direito autoral, o máximo que podemos divulgar é o resumo do capítulo. Para quem tiver interesse, o livro está disponível nas melhores livrarias, e também no site da Editora Atlas
Pesquisar
Web www.adf.com.br
Copyright 2000-2007 ADF Consulting Ltda. Todos os direitos reservados.

